Escolher o tapete ideal pode ser confuso devido à grande variedade de materiais, modelos, padrões, tamanhos e formatos. Os dois pontos mais importantes que você tem que levar em consideração são: o estilo de decoração e o tamanho da sala.
Qual o tamanho certo de tapete para a sua sala?
O tamanho do tapete é determinado pelo tamanho do ambiente, ele deve ser proporcional. O ideal é que o tapete fique centralizado na sala, escolha um tamanho maior (aproximadamente 20cm) para que ele fique embaixo do sofá e do rack (evitando confusão de imagem entre o piso e o tapete) e também integrar outros itens que compõem o espaço, como poltronas, mesa de centro, cortinas e luminárias. Especialistas da área afirmam que quanto maior o tapete, mais o espaço é valorizado. De toda forma, o ideal é medir bem o espaço para não errar o tamanho na hora da compra.
Formato
A recomendação é usar tapetes quadrados e retangulares na sala, pois esses formatos ampliam e definem o espaço.
Os tapetes redondos também podem ser usados, eles tendem a dar um pouco mais de trabalho na hora de posicionar, mas são ótimos para áreas menores. Você pode usar para destacar um objeto, como uma poltrona ou uma mesa em um lado oposto da sala.
Material
Mais usados:
Fibras sintéticas: As mais vendidas são as de nylon e viscose, pela praticidade, preço e flexibilidade.
Fibras naturais: Inclui o algodão, lã, sisal, palha, fibra de coco, entre outras.
Padrão e Cor do Tapete
O tapete pode ou não ser o ponto de foco do ambiente. Caso queira dar foco ao tapete escolha um desenho bem marcante. Nesse caso, o sofá deve ser neutro e o tapete colorido é que irá trazer vida ao ambiente.
Para salas pequenas, é melhor dar preferência aos tons claros. Cores quentes, como o amarelo, laranja e vermelho, podem dar a sensação de que o espaço é pequeno. Por outro lado, cores frias como o azul, verde e roxo dão a sensação contrária.
Cores neutras, como cinza e bege combinam com qualquer decoração e não criam muito contraste.
Sobreposição de Tapetes
A sobreposição de tapetes é uma tendência que tem aparecido com força já há algum tempo e que não podemos ignorar. Lembrando que é uma ótima opção para quem tem apenas um ambiente, mas quer usar vários tapetes. Além de que, vai criar um ambiente super exclusivo, ninguém vai ter uma sala igual.
Criando uma moldura
Usando um tapete maior em tom neutro por baixo, você vai formar uma moldura que dará destaque ao tapete colorido que está em cima.
Divisor de ambientes
Os tapetes já são usados normalmente para delimitar ambientes, principalmente em salas conjugadas. Mas você pode usar a sobreposição para criar um ambiente dentro do ambiente.
Destacando um móvel
Nesse caso é possível usar um tapete sobre outro com o propósito de destacar um móvel ou uma peça de design, enfim, algum item que você queira valorizar na decoração.
E aí, qual o estilo de tapete mais te agradou?[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]